História

O GAV teve origem nos encontros realizados por quatro amigas, desde 2007, com o objetivo de desenvolvimento pessoal, através da ferramenta do Jogo da Transformação®. Os encontros trouxeram o desejo de compartilhar com outras pessoas o conhecimento derivado de suas trajetórias pessoais e profissionais, bem como o desenvolvimento pessoal e grupal que foi construído ao longo desse processo e de outros já vivenciados.

Assim é que, em janeiro de 2011, a partir da reunião dessas quatro pessoas, teve início o Grupo de Aprimoramento da Vida, que tem por objetivo organizar trabalhos nas áreas da saúde, da educação e do desenvolvimento social, tendo por princípios a saúde integral, bem como a participação comunitária. Neste ano, as integrantes do GAV realizaram ações pontuais e se dedicaram a delinear os objetivos e estratégias para constituir a associação.

Em 2012, após escolher a comunidade do Campo da Tuca, na cidade de Porto Alegre, como foco de trabalho, o GAV estabeleceu parceria com a Escola Municipal Marcírio Goulart Loureiro, onde permanece até hoje. Inicialmente, o grupo passou a oferecer algumas intervenções em momentos previstos no calendário escolar.

Em 2013 foi iniciado o Projeto de Reiki Botão de Rosa com o objetivo de oferecer a aplicação de Reiki (uma prática integrativa e completar em saúde prevista pela OMS e pelo SUS) ao corpo discente, docente e funcionários da escola. Tal projeto encontra-se em funcionamento, ininterruptamente, até a presente data.

Em 2014 o GAV teve sua fundação como uma associação civil, uma pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos.

Em 2016, além do Projeto de Reiki Botão de Rosa a entidade executou, ainda, o Projeto Reikriando, uma oficina específica para crianças, com o objetivo de difundir os princípios do Reiki entre as mesmas.

Em setembro de 2018, o GAV expande seu projeto de Reiki para além do município de Porto Alegre ao iniciar o Projeto de Reiki Botão de Rosa em Guaíba, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Itororó.

Além de pretender ampliar os projetos Reikriando e Botão de Rosa, o GAV segue seus objetivos de elaboração e execução de outros projetos que levem o conhecimento a respeito de outras práticas em saúde que venham a beneficiar a comunidade em geral.